sexta-feira, 12 de agosto de 2011

Vereadora Professora Carmelita defende união para construir uma educação de qualidade em Ilhéus

Ao participar nesta quinta-feira (11) ao lado da promotora Karina Cherubini do lançamento da campanha Pacto pela Educação, em Ilhéus, idealizada e conduzida pelo Ministério Público Estadual, a vereadora e educadora Carmelita Ângela disse que ações como esta são fundamentais para promover o exercício da cidadania, unindo escola, família e autoridades na luta por uma educação de mais qualidade. “Quando observo encontros desta magnitude, me permito a ter mais esperança no futuro”, afirmou, durante pronunciamento que fez na abertura da solenidade de lançamento do projeto.

O lançamento também coincidiu com as comemorações alusivas ao Dia Municipal pela Mobilização da Educação, instituído pela Câmara de Vereadores, através de um projeto de lei de autoria de Carmelita Ângela. O encontro desta quinta reuniu promotores, juízes, o gestor da Direc 6, Ednei Mendonça; o prefeito Newton Lima; a secretária municipal de Educação, Lidiney Campos; representantes de conselhos ligados ao setor, além de educadores e representantes sociais e sindicais da região. Todos buscando soluções para a melhoria do sistema público de ensino da cidade.



Carmelita voltou a ressaltar que a educação é a chave-mestra transformadora da sociedade. Ela elogiou a iniciativa do MP, destacando que a mudança que todos querem na educação do país começa pela cidade com medidas como esta, de participação, debate e união de esforços. Para a vereadora de Ilhéus, somente uma escola de qualidade e atrativa é que permitirá a redução no índice de evasão escolar, ainda tão significativo no município, principalmente na zona rural de Ilhéus. “É preciso que o aluno veja a escola como a continuação da sua casa, a extensão da sua família”, destacou.



A vereadora disse que, na Câmara, tem sido uma defensora intransigente por uma educação de mais qualidade. E destacou que, além de escolas bem montadas, grade escolar construída e cumprida, é preciso sempre ter o olhar voltado para o educador, oferecendo-lhe condições de trabalho e dignidade no exercício da missão de ensinar. A parlamentar destaca a aprovação, na Casa Legislativa, do Plano de Carreira dos Trabalhadores em Educação. Para a vereadora, o resultado reflete a união da categoria e as lutas dos sindicatos por melhores condições de trabalho e de respeito aos educadores. “Neste aspecto, também demos um grande passo em direção à educação que sempre sonhamos”, afirmou