Era para ser mais uma plenária reunindo militantes e lideranças políticas do sul da Bahia para prestação de contas do mandato da vereadora Carmelita Ângela (PT) na Câmara Municipal de Ilhéus. Mas o encontro realizado no último final de semana, no Salão Paroquial da Igreja de Santo Antônio da Barra, foi muito além. Serviu para manifestar o desejo do Partido dos Trabalhadores de Ilhéus em lançar candidatura própria à sucessão de 2012, visando ocupar a principal cadeira do Palácio Paranaguá. E mais: unido em torno da escolha que será, em breve, democraticamente feita por seus militantes.
O encontro foi prestigiado pela deputada estadual Fátima Nunes (PT) e pelo sindicalista Everaldo Anunciação, secretário estadual de organização do partido, além dos vereadores Alisson Mendonça, Paulo Carqueija e Almério Magalhães e do presidente do PT em Ilhéus, Mário Amorim. Também estiveram na plenária, dirigentes sindicais, lideranças comunitárias e religiosas, que aplaudiram e elogiaram a iniciativa da vereadora: prestar conta de todas as suas ações e definir quais as diretrizes do seu mandato no segundo semestre de 2011, baseadas nos principais reclamos da população.
Credenciada – Para a deputada Fátima Nunes, a qualidade do trabalho apresentado pela vereadora Carmelita e a importância de Ilhéus no contexto político da Bahia, credenciam o Partido dos Trabalhadores a disputar a eleição em 2012. “O PT precisa ter a sua vez para governar Ilhéus, um das cidades mais importantes da Bahia”, afirmou a parlamentar. Para a deputada, alguns problemas de uma grande cidade podem ser resolvidos com parcerias da Prefeitura com os governos estadual e federal. Mas há casos onde é preciso ir muito além.