O encontro faz parte da estratégia adotada pela vereadora de aproximar a comunidade do governo permitindo que, através de um contato direto com o prefeito Newton Lima, temas de interesse coletivo sejam debatidos “olho no olho” com as autoridades municipais. O secretário de Serviços Públicos, Carlos Freitas, e o de Segurança e Transporte, Marcelo Barreto, também participaram do encontro. “Não é possível mais fazer política sem comunicação, sem o contato direto entre as partes interessadas. E não são alianças políticas construídas em gabinetes que vão nos impedir de reconhecer que erros também são cometidos pelo governo. O que precisamos é ter a coragem de enfrentá-los pelo bem da coletividade”, disse Carmelita durante o encontro.
Os problemas - A comunidade de Águas de Olivença se queixa que, apesar de pagar mensalmente cerca de mil reais em taxas de iluminação pública, o serviço é precário e, para garantir a segurança do local, os cerca de 350 postes do condomínio são abastecidos de lâmpadas compradas com ajuda financeira extra dos moradores. A coleta de lixo é outro problema. Atualmente ela é feita uma única vez por mês, acumulando uma grande quantidade de lixo numa região litorânea bastante visitada por turistas. No local os ônibus só aparecem de quatro em quatro horas, prejudicando a locomoção de moradores e trabalhadores que circulam diariamente por aquela região.
Apesar de apresentar uma lista de reivindicações, os moradores da comunidade também ressaltaram o compromisso de parceria que têm com o governo municipal. “Nem sempre estamos apenas decididos a cobrar. Também ajudamos no que é possível”, afirmou o síndico do Condomínio Águas de Olivença, Ronerson Mangabinha. Por iniciativa deles, está, no momento, sendo feita a conservação do local. Os moradores também construíram um posto de saúde e contrataram uma médica por conta própria, sem apoio da gestão municipal. Além do síndico, participaram da audiência os moradores Mônica Helan e David Campos que reforçaram o espírito de colaboração que os moradores têm com a administração pública
O resultado prático deste encontro já começa, de acordo com a vereadora, a acontecer na próxima semana. O prefeito Newton Lima se comprometeu a ir ao local ver de perto os problemas relatados pelos moradores. O secretário Carlos Freitas também garantiu que a coleta de lixo passará imediatamente para quatro vezes ao mês, uma vez por semana. Lâmpadas também serão imediatamente disponibilizadas para o condomínio e região. Já o secretário Marcelo Barreto garantiu que fará uma verificação dos horários atuais de ônibus e solicitará às empresas responsáveis uma alteração no percurso para atender também as localidades próximas, como Jairí e Acuípe. Em breve a comunidade também ganhará benfeitorias na pavimentação asfáltica.
AM