A Câmara de Vereadores de Ilhéus discutiu nesta segunda 08/10, o Ciclo Orçamentário. Estiveram presentes Eduardo Citron, representante da ACEAI, Socorro Mendonça da Ação Ilhéus, Elias Reis presidente do Sindicato dos Radialistas de Ilhéus, Pascoal Vice Presidente da APPI, e os secretários Gilvan Tavares da Fazenda, Augusto Macedo da Assistência Social, Paulo Goulart do Planejamento, José Nazal Secretário de Governo, Edson Silva Controlador do Município.
A sessão teve inicio as 14:00 horas, no Plenário da Câmara conforme o requerimento nº 178/09 de proposição da vereadora Professora Carmelita feito a pedido do FORUM PERMANENTE DE DISCUSSÕES formado pelos movimentos populares, sobre as leis orçamentárias que se contradizem entre si. A LDO que dá diretrizes para a LOA, ainda não foi enviada para o Legislativo embora a Lei Orçamentária (LOA) já esteja lá.
A vereadora Carmelita Ângela espera que a discussão ocorrida sobre o Ciclo Orçamentário para 2010 tenha sido um debate que tenha trazido boas sugestões para a elaboração do orçamento do próximo ano. A vereadora lembrou ainda que o município não abre espaço para discussão entre governantes e sociedade sobre gastos e investimentos do executivo, por isso houve a necessidade de convocar a sessão. “A sociedade tem o papel de acompanhar as questões e resoluções públicas, através de uma mesa permanente de discussões afirmou Professora Carmelita”.
Na sessão algumas propostas concretas foram encaminhadas:
1. Que a câmara adie a votação da LDO, pois a mesma não foi discutida com a sociedade como prevê a lei (a votação estava marcada a principio marcada para 10 de novembro casa chegasse, mas não chegou.).
2. Que o Executivo, em 2010 promova cursos de formação sobre as leis orçamentárias a fim de informar à população os seus verdadeiros objetivos.
A vereadora Professora Carmelita ficou feliz com o resultado desta sessão especial por ela proposta, e entende também que a sociedade agora acompanhará a elaboração do próximo orçamento com muito mais informações e com mais subsídios para sugerir e interferir na sua construção.