sábado, 3 de outubro de 2009

Professora Carmelita comemora a chegada de uma importante conquista para a educação de Ilhéus

Uma importante conquista da educação inclusiva foi comemorada com festa na Escola Estadual Renato Leite da Silveira (Rotary), aqui em Ilhéus no bairro da Barra. A unidade de ensino foi escolhida pela coordenação de Educação Especial da 6ª. Diretoria Regional de Educação (Direc-6) para sediar a Sala Multifuncional que atenderá a alunos com necessidades especiais: deficientes auditivos, visuais e intelectuais. O espaço - adaptado para acompanhamento pedagógico especializado - está aberto também a estudantes de outras escolas da rede estadual no município. “

A sala já começou a atender, em sistema de contraturno, a 20 crianças e jovens. A abertura do evento foi marcada pela interpretação do Hino Nacional, em Libras, pela professora Lucília Lopes, que integra a coordenação de Educação Especial da Direc-6 ao lado da educadora Maria do Carmo Azevedo. Toda a cerimônia foi traduzida em sinais para demonstrar que a inclusão acontece nos diversos fatos do cotidiano e não só no espaço da sala de aula.

Emocionado no discurso de saudação aos convidados, o diretor regional, Ednei Mendonça, lembrou da época em que foi aluno da Escola Rotary, na infância, e depois destacou os desafios e metas do projeto pedagógico da ‘Escola de Todos Nós’ para inclusão dos portadores de deficiência e transtorno global do desenvolvimento. O evento homenageou a educadora Maurina Argolo pelo pioneirismo na defesa do direito dos deficientes ao ensino regular na região. Ela morreu em 2006 e, por causa do legado, seu nome foi usado para batizar a sala de informática inaugurada como recurso tecnológico complementar para atender aos alunos regulares e especiais.

A Vereadora Professora Carmelita parabenizou a equipe de pedagogos e professores, falou da alegria de ter um equipamento como esse no bairro onde mora, e cobrou da Direc-6 uma biblioteca para a escola para atender ao bairro.