terça-feira, 29 de setembro de 2009

Câmara discutiu o Dia Consciência Indígena

A Câmara Municipal de Ilhéus, realizou na tarde da ultima terça feira dia 29 de setembro uma sessão especial para tratar do dia da Consciência Indígena. Vários setores da comunidade estiveram presentes à sessão que se manifestaram em plenário sobre a questão dos índios de nossa cidade, bem como da importância do dia que se dedica a consciência indígena. Na foto, a coordenadora Estadual da Educação Indígena da Secretaria de Educação da Bahia, Professora Rosilene Tuchá, se manifestava sobre os trabalhos realizados pela educação do estado em prol dos índios.

A sessão que foi solicitada pela Vereadora Professora Carmelita recebeu a visita de várias pessoas da comunidade e marcou de forma irreparável este importante dia para a nossa cidade, dando assim aos indígenas sitiados em Ilhéus seu devido reconhecimento. “Foi um evento que valorizou o povo indígena, afinal nos brasileiros temos um pouco de índio em nossa raça”, reafimou a vereadora.

A sessão teve por objetivo cobrar do Executivo Municipal o cumprimento da Lei 11.645 de março de 2008, que diz da obrigatoriedade da inclusão no currículo oficial da rede de ensino a temática “História e Cultura Afro-Brasileira e Indígena”, bem como cumprimento do art. 220 da Lei Orgânica, que dispõe sobre a inclusão no “currículo escolar da rede municipal de ensino matéria que verse sobre a real dimensão da participação do negro e do índio na formação da sociedade baiana e brasileira” e do seu parágrafo único, que fala da inclusão no currículo escolar da História do Município de Ilhéus