Em assembleia realizada nesta segunda 10 de agosto de 2009, os Trabalhadores em Educação da Rede Municipal de Ensino de Ilhéus resolveram aceitar a contra proposta do Governo Municipal e retornar às suas atividades.
Depois de passar as informações e contra proposta da Prefeitura para a categoria, Enilda Mendonça, presidente da APPI fez o encaminhamento de votação para seber se a categoria aceitaria a contra proposta do governo ou continuaria com suas atividades paralisadas.
A categoria votou pelo fim da paralisação desde que o governo assinasse o acordo mediante a presença da diretoria do sindicato e dos trabalhadores que marcharam do IME-Centro percorrendo as ruas da cidade até a praça da Prefeitura onde aguardaram a concretização do acordo. Foram quase três horas de espera mas a categoria só deu como findada a paralisação depois que a presidente fez a leitura do documento acordado e com o reconhecimento das assinaturas do Secretário de Educação- Sebastião Maciel Costa; Secretário de Administração- Abelardo Andreas; Secretário de Finanças- Gilvan Tavares Gonzaga; do Prefeito- Newton Lima Silva e da presidente da APPI-APLB Sindicato- Enilda Mendonça de Oliveira.