quarta-feira, 15 de abril de 2009

SEGURANÇA, UMA SESSÃO COM IMPORTANTES RESULTADOS

A segurança pública sempre foi vista como questão apenas dos estados, das polícias. Com pouca participação e interferência do governo federal e nenhuma participação da sociedade.
Essa idéia levou-nos ao caos de insegurança que vivemos hoje em todo país. Por isso, a Vereadora Professora carmelita solicitou esta sessão especial com a presença de todos, acreditando que, neste momento, popularizar o tema é fundamental para darmos início, enquanto sociedade, a busca de soluções para este grave problema.
A sessão foi muito concorrida e todos os convidados compareceram, algumas presenças se destacaram como a de D. Mauro Montangnoli. Na opinião dele a falta de Deus mais presente nas famílias, a desagregação familiar e exposição da violência pela grande mídia, o colapso no sistema prisional dentre outras causas sociais, principalmente as drogas são as principais motivos desta violência desenfreada que vivemos nos últimos dias em nossa cidade. È preciso ter Fe em Deus, repensar as famílias, investir em educação e enfrentar os trafico de drogas para diminuir a violência e criminalidade. Outra presença de destaque foi a do Dr. André Viana Coordenadora da 7ª Coorpin que adiantou um plano que está sendo já implementado em Ilhéus pelas duas policias que agora agem em conjunto, com estatística, inteligência, planejamento e mapeamentos de áreas, atacando com critérios as áreas mais atingidas pela violência, identificando lideres de tráficos, chefes de gangues, retirando-os de ação e apreendendo grande quantidade de drogas, já que são elas, opinião também dele, o grande causador das mazelas da violência, ação esta que, portanto apresenta bons resultados.
Outra importante agente que atendeu ao chamado da vereadora foi a PM que enviou Major Adriano que em sua brilhante explanação afirmou que são as drogas mesmo o grande da sociedade moderna e grande causadora da violência e da criminalidade, ele declarou que a PM no governo Wagner colocou mais 105 novos policias nas ruas da cidade, o que já impactou positivamente diminuindo a criminalidade em locais críticos. Major Adriano lamentou o fato de em ilhéus a sociedade não ter conseguido ainda implantar o vídeo monitoramento de áreas, uma ação que ajudaria muito no combate a criminalidade, segundo ele cidades como Vitória da Conquista e Itabuna que já tem o sistema, sentem os resultados enquanto aqui o projeto nem saiu do papel. A sociedade também tem que mobilizar
Em fim todos afirmaram que o avanço no usa de drogas é sem dúvida o principal causador do aumento da violência e é preciso combatê-las com força, educação, fé, família e presença do estado.
PROPOSTAS CONCRETAS:

Ao final da sessão duas propostas de ação foram colocadas:

A primeira pelo vereador Gurita: Criação de um Fórum Permanente de discussões sobre Segurança Pública em nossa cidade.
A segunda foi uma proposta da Vereadora Professora Carmelita: “imediata” adesão do município, através de convênio, ao PRONASCI – PROGRAMA NACIONAL DE SEGURANÇA PÚBLICA com CIDADANIA, desenvolvido pelo governo Federal, através do Ministério da Justiça. Este programa disponibilizará R$ 6, 707 bilhões até o fim de 2012 e contará com varias frentes de atuação. Vai remunerar policiais que se capacitarem, investirá na qualificação dos profissionais da segurança pública, criará mais 40 mil vagas no sistema prisional nacional, oferecerá o Plano Nacional de Habitação para Profissionais de Segurança Pública, com o apoio da Caixa Econômica Federal. Serão disponibilizadas unidades populares para servidores de baixa renda, que recebam até quatro salários mínimos e a cartas de crédito para a compra da casa própria, alem de ações educativas para mulheres, lideres comunitários e outros rapazes, moças e suas famílias, contribuindo para o resgate da cidadania nas comunidades. “O Pronasci é um programa excepcional que realmente deve mudar a cara da segurança pública brasileira nos próximos anos e nossa cidade não pode ficar de fora dele”. Disse nossa Vereadora.